Cardápio de comida congelada sem glúten*

*opções não recomendadas para pessoas celíacas, visto que há risco de contaminação cruzada

O que é glúten?

O glúten é uma molécula grande e complexa formada pelas proteínas glutenina e gliadina. Está presente em alguns cereais, que são: trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Contudo, a aveia não tem glúten, mas sofre contaminação cruzada no plantio e no Brasil toda aveia contém glúten.

O glúten é o grande responsável por deixar pães, bolos e macarrão mais elásticos. É por conta do glúten, por exemplo, que a farinha de trigo é tão usada em qualquer tipo de massa, visto que ela dá uma boa liga.

O que é a intolerância ao glúten?

O glúten é uma proteína que pode causar intolerâncias ou sensibilidades em organismos que não o toleram bem. Isso porque pode ser mal absorvido no intestino e provocar ativação do sistema imune. Além disso, existem também alergias relacionadas apenas ao trigo, e não à todos alimentos que contém glúten. Mas para qualquer um dos casos há exames que detectam o diagnóstico correto.

A intolerância ao glúten está relacionada com dermatite herpetiforme e outros problemas autoimunes como algumas doenças de articulação, além da famosa doença celíaca. Para os celíacos, as gluteninas e prolaminas encontradas no glúten são de fato tóxicas. Portanto, a pessoa tem que retirar o glúten para o resto da vida. Com isso, é preciso retirar até alimentos que sofreram a tal da contaminação cruzada. Um ótimo exemplo é quando você tosta um pão sem glúten na mesma frigideira que um pão de trigo.

É importante se atentar ao risco de traços do glúten, visto que, para celíacos, a contaminação pode levar à desnutrição por conta da falta de absorção dos nutrientes no intestino.

Dessa forma, é importante entrar em contato com profissionais da saúde para entender o diagnóstico. Caso não exista um quadro de intolerância ou sensibilidade ao glúten, não há motivos para se preocupar com o seu consumo.

Intolerância ao glúten vs. Doença celíaca

Visto que o glúten é uma proteína, ele não faria mal para a saúde humana, porém algumas pessoas possuem adaptações do sistema imune ou certas sensibilidades que não o toleram. E, assim, o corpo fica propenso a reações adversas após seu consumo, como no caso da doença celíaca. Neste caso, as gluteninas e prolaminas são tóxicas, existem a alergia ao trigo, asma Baker, ataxia por glúten, dermatite herpetiforme e sensibilidade ao glúten.

Comida sem glúten emagrece?

É um grande mito, visto que uma coisa não tem nada a ver com a outra. É claro que se você tem alguma sensibilidade ou intolerância, mesmo sem nem saber disso, ao comer, por exemplo, comida congelada sem glúten, terá benefícios. Em uma situação como essa, uma alteração pode ser o emagrecimento devido ao melhor funcionamento do intestino e do corpo como um todo.

Devo evitar consumir alimentos sem glúten?

Se você for intolerante ao glúten, é claro, que sim! Mas, tirar só porque ouviu falar mal, não faz sentido. O mais importante é escolher bons alimentos, menos industrializados, mais naturais. E ainda, fazer boas preparações com eles. E claro, se rolar alguma dúvida ou suspeita de que tem algum problema com estas figuras da alimentação, procure um profissional especializado no assunto.