Comida Sem Glúten Congelada

COMIDA SEM GLÚTEN CONGELADA

    O que é glúten?

    O glúten é uma molécula grande e complexa formada pelas proteínas glutenina e gliadina. Está presente em alguns cereais, que são: trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Na verdade, a aveia não tem glúten, mas sofre contaminação cruzada no plantio e no Brasil toda aveia contém glúten.

    O glúten é o grande responsável por deixar pães, bolos e macarrão mais elásticos. É por conta do glúten que a farinha de trigo é tão usada em qualquer tipo de massa: porque ela dá uma boa liga.

    O que é a intolerância ao glúten?

    O glúten é uma proteína que pode causar certas intolerâncias ou certas sensibilidades em organismos que não o toleram bem. Isso porque pode ser mal absorvido no intestino e provocar ativação do sistema imune.

    Existem também alergias relacionadas apenas ao trigo, e não à todos alimentos que contém glúten.

    A intolerância ao glúten está relacionada com dermatite herpetiforme e outros problemas autoimunes como algumas doenças de articulação, além da famosa doença celíaca. Para os celíacos, as gluteninas e prolaminas encontradas no glúten são de fato tóxicas. Portanto, a pessoa tem que retirar o glúten para o resto da vida. E isso inclui até alimentos que sofreram a tal da contaminação cruzada. Por exemplo, quando você tosta um pão sem glúten na mesma frigideira que um pão de trigo. É bem severa e pode levar a desnutrição porque não deixa que os nutrientes sejam absorvidos no intestino. Existe um exame que pode detectar.

    Agora, existem sensibilidades e intolerâncias ao glúten, mesmo em quem tem exame para celíaca negativo. Ai que mora o perigo, pois enquanto alguns têm realmente um problema, e pode não saber o que está causando - no caso, o glúten, muitos não tem nada e só deixaram de consumir por modices.

    Intolerância ao glúten vs. Doença celíaca

    Visto que o glúten é uma proteína, ele não faria mal a saúde humana, porém algumas pessoas possuem adaptações do sistema imune ou certas sensibilidades que não o toleram, desencadeando reações adversas após seu consumo, como no caso da doença celíaca, para os celíacos as gluteninas e prolaminas são tóxicas, alergia ao trigo, asma Baker, ataxia por glúten, dermatite herpetiforme e sensibilidade ao glúten.

    Comida sem glúten emagrece?

    É um grande mito, uma coisa nao tem nada a ver com a outra. É claro, que se você tem alguma sensibilidade ou intolerância, e pode nem saber disso, quando retirar o glúten vai ter benefícios. E um deles, pode ser o emagrecimento, devido ao melhor funcionamento do intestino e do corpo como um todo.

    Devo evitar consumir alimentos sem glúten?

    Se você for intolerante ao glúten, é claro, que sim! Mas, tirar só porque ouviu falar mal, não faz sentido. O mais importante é escolher bons alimentos, menos industrializados, mais naturais. E ainda, fazer boas preparações com eles. E claro, se rolar alguma dúvida ou suspeita de que tem algum problema com estas figuras da alimentação, procure um profissional especializado no assunto.

    Onde comprar comida congelada

    Entregamos na Grande São Paulo. Conheça as regiões aqui!

    Trabalhamos na cidade do Rio de Janeiro. Veja os bairros cobertos!

    Minha sacola
    SUB TOTAL
    R$ 0,00
    Frete grátis acima de R$250



    Clique em "Quero esse" para
    adicionar produtos na sua sacola :)