Comida Orgânica Congelada

Os orgânicos são produzidos sem o uso de substâncias como agrotóxicos e fertilizantes, no caso dos vegetais, e antibióticos e hormônios no caso de animais e derivados. Tais produtos são cultivados com a ajuda de técnicas alternativas que protegem o meio ambiente e a saúde de quem os consome.

Sabe-se hoje em dia que alguns alimentos como o pimentão, morango e pepino são os campeões em concentração de agrotóxicos e podem ser perigosos para a saúde.

Quem deseja aderir a uma alimentação mais limpa e livre de toxinas encontra nos alimentos orgânicos uma ótima opção, que integra benefícios ao corpo e respeito ao meio ambiente.

Mas, o que é comida orgânica, afinal?

Na agricultura convencional, desde o seu começo, é comum a utilização de agrotóxicos e outros defensivos agrícolas para controlar o desenvolvimento de doenças ou pragas que possam atingir a plantação, bem como para aumentar a produtividade. Com o tempo, descobriu-se que tais substâncias podem ser altamente prejudiciais ao consumo humano e, a longo prazo, acarretar em doenças graves, como o câncer, por exemplo.

Foi nessa onde que o cultivo orgânico, que produz alimentos cultivados sem a utilização de agrotóxicos, ganhou forças. Para evitar o surgimento de pragas e doenças que acometem a produção agrícola, o cultivo orgânico utiliza de alternativas naturais e que, portanto, não comprometem os alimentos e os torna mais sadios para o nosso consumo.

Além de frutas, verduras e hortaliças cultivadas sem os defensivos agrícolas, é possível também produzir ovos, carnes, óleos e até vinho de forma orgânica. No caso das carnes e dos ovos, os animais são criados sem que haja a aplicação de antibióticos, anabolizantes ou hormônios.

Conheça as vantagens dos alimentos orgânicos

No cultivo orgânico, incluindo todos os processos de produção, são utilizadas técnicas que visam a maior qualidade dos alimentos, bem como métodos que respeitam o meio ambiente. Hoje, sabe-se que o consumo de agrotóxicos pode ser maléfico para o organismo e, portanto, o consumo destes alimentos é uma excelente alternativa para quem busca uma vida mais saudável.

Além disso, muitas pessoas defendem que os alimentos orgânicos são mais saborosos, uma vez que os métodos utilizados para seu cultivo de orgânicos, diferente do convencional, ajudam a preservar o sabor dos alimentos pelo fato de concentrarem menos água.

Os orgânicos ajudam também a preservar o meio ambiente. Sua produção é menos agressiva, já que não contamina o solo e a vegetação, uma vez que se utiliza de técnicas de compostagem, manejo orgânico solo e adubação verde.

Por que optar pela comida orgânica?

Embora represente um custo maior na alimentação, pelo fato de utilizar métodos alternativos de cultivo e produzir em menor quantidade, os orgânicos possuem uma série de vantagens para quem os consome. Fazer esta opção traz muitos benefícios, listamos alguns abaixo.

Os solos sem contaminação e enriquecidos com adubos naturais produzem alimentos mais ricos em nutrientes;

Os produtos orgânicos são certificados. Isso significa que, ao comprar um alimento que possui um selo de Orgânico (que fiscaliza a produção desde a produção até a sua comercialização), você tem a garantia da qualidade do alimento consumido.

Alimentos orgânicos evitam problemas causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e hormônios que podem causar desde reações alérgicas e respiratórias até distúrbios hormonais, problemas neurológicos e câncer;

O cultivo é amigo do meio ambiente e evita a erosão do solo, através dos métodos utilizados, tais como rotação de culturas, plantio consorciado e compostagem. Desta forma, o solo se mantém fértil e produtivo mesmo após anos de plantio;

Os alimentos orgânicos possuem sabor e aroma mais intensos. Sua plantação também é capaz de ajudar a proteger a qualidade da água, já que os agrotóxicos utilizados nas plantações convencionais conseguem alcançar os lençóis d’água, poluindo assim lagos e rios;

Na maior parte dos casos, a produção desse tipo de alimentos, bem como os processos de preservação e manutenção das plantações são realizadas de forma manual, dispensando o uso de grandes máquinas e contribuindo assim para a economia de energia;

A produção de orgânicos é responsável também por movimentar a economia local. Grande parte da produção de orgânicos é feita por pequenos agricultores e pequenos núcleos familiares, que buscam na terra o seu sustento.

Quem são os fornecedores dos alimentos orgânicos?

Os números das produções de alimentos orgânicos no Brasil impressionam! De acordo com dados do Coagre (Coordenação de Agroecologia), ligado a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área dedicada a produção de alimentos deve ser maior do que 750 mil hectares. Grande parte é derivada do trabalho de agricultores familiares.

Segundo o Cadastro Nacional de Agricultores Orgânicos (CNPO), dos 15 mil produtores cadastrados, 80% estão classificados como agricultores familiares. Com o crescimento do consumo dos orgânicos, os produtores familiares puderam aumentar a área dedicada a produção. Desta forma, famílias que tem na terra a sua forma de sustento, conseguem se beneficiar do cultivo de alimentos orgânicos, movimentando a economia da região.